quinta-feira, maio 31

Férias de Mim

Vou tirar férias de mim mesmo.
Junto com as férias do trabalho.
Domingo estou partindo para longe da minha vida.
E devo confessar, estou em fuga mesmo.

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.


Estou passando por um momento de angústia e questionamentos.
Não quero conversar com ninguém, quero ficar comigo apenas.
Não, não é uma crise depressiva.
Não quero morrer, quero apenas deixar de viver meu eu.

Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,
E não tivesse mais irmandade com as coisas


Lisboa, Porto e Viana do Castelo não estavam no trajeto original.
Mas eu fui intimado pela minha amiga Márcia a hospedar-me em propriedade de sua família em Viana. Coisa muito fina.
A viagem de um mês tem ainda Madrid, Barcelona, Florença, Milão e Roma.
Uma correria, mas são todos lugares que não conheço com exceção de Roma.
Julinho segue a sós comigo até Barcelona. E lá encontramos dois amigos que nos acompanham pela Itália. Além do Bernardo, que vem conosco para o Brasil.

Falhei em tudo.
Como não fiz propósito nenhum, talvez tudo fosse nada.
Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?
Ser o que penso? Mas penso tanta coisa!


Esta viagem não tem talvez o sabor de aventura de outras. Nem a lentidão de algumas. É uma viagem que apesar de demorada passará por muitos lugares. Mas é uma viagem mochileira, com hospedagem em Lisboa, Viana, Barcelona e Roma em casa de amigos. Nada de luxos e excentricidades. Classe turística e bilhetes de trem. Mas é um momento de reflexão para mim e para o Julinho também. E não há nada melhor so que viajar com seu melhor amigo.

Serei sempre o que não nasceu para isso;
Serei sempre só o que tinha qualidades;
Serei sempre o que esperou que lhe abrissem a porta ao pé de uma parede sem porta,
E cantou a cantiga do Infinito numa capoeira,
E ouviu a voz de Deus num poço tapado.


Na bagagem, pouca disposição para noite e muita para o dia. Dias longos e reflexivos. Tenho certeza que essa imersão na Europa latina é uma busca pelas minhas raízes culturais. Pela minha língua mãe portuguesa, pelo meu sangue italiano que contrasta com meu corpo germânico. Pelos ritmos flamencos que vivem em mim. Quem sou eu? O que sou eu? Quem serei eu daqui a 30 dias quando estiver de volta ao Brasil.

Em julho eu volto. Com saudades.

Fiz de mim o que não soube
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo
E vou escrever esta história para provar que sou sublime.


* Os versos em itálico e em cor azul são do poema Tabacaria, Álvaro de Campos, 15-1-1928. Foram escolhidos para entremear meu post pois refletem bem meu estado de espírito.

** Não escreverei aqui por algum tempo, mas se passar por algum cyber, eu respondo emails em ricomantler@gmail.com e prometo visitar os blogs de sempre.

*** Até a volta! Possivelmente com novo template.

Marcadores: , , ,

22 COMENTÁRIOS:

Blogger Monalisa disse...

Que excelente Ricardo, você tirará férias do trabalho e da rotina. Sentirei saudades de ti, mas o bom é que sei que pretende voltar e contar todas as histórias divertidas que se passarem nesta viagem. Desejo uma excelente viagem e que você volte melhor do que antes. Muitos beijos para você!

quinta-feira, maio 31, 2007 11:31:00 AM  
Blogger Râzi disse...

Não, meu lindo, eu não estou boicotando o seu Blog. Apenas ocorreu de eu não ter entrado.

Bom, essa viagem, como eu já te falei, tem mais é que ser aproveitada até a última gota!

Essas aventuras são ótimas, mochila e o sol nas costas e muito disposição. Mas só não esquece de se cuidar, tá?

Volta direitinho...

quinta-feira, maio 31, 2007 1:09:00 PM  
Blogger Unknown disse...

Vou sentir saudades. Mande notícias se puder. E se divirta, muito.

quinta-feira, maio 31, 2007 1:51:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Mais um post memorável, dear... bela despedida!
Aproveite a viagem e essa imersão em si mesmo, acompanhado. Sem dúvida a possibilidade de viajar por 30 dias com o melhor amigo é uma chance rara hoje em dia, aproveite bem.
Beijo grande e ótima viagem!

quinta-feira, maio 31, 2007 7:48:00 PM  
Blogger Cara Imperfeito disse...

Eita!
Tu vai fazer falta, com seus posts cheios de ironia e esse humor que só vc tem!
Boa viagem, cuide-se e que role uma boa reflexão, além da diversão.

T+.

sexta-feira, junho 01, 2007 12:18:00 AM  
Blogger Luiz Pep disse...

Tô triste, vc vai sair por um tempo :( Li tudo que não tinha lido, Gotei muito dos post do suburbio e puta de luxo, suas observações são demais!!!
bjão :)

sexta-feira, junho 01, 2007 5:57:00 AM  
Blogger Kristal disse...

Férias são sempre um momento de reencontro conosco. Aproveite bem.

sexta-feira, junho 01, 2007 11:15:00 AM  
Blogger Dawson disse...

Meu querido,

Que bom... Espero que esse tempo fora permita esse momento de reflexão que vc ta querendo.

Um beijo e ótima viagem!

sexta-feira, junho 01, 2007 11:48:00 AM  
Blogger Lucky Manuelo disse...

Vai viajar é?

Nem estava sabendo.

Estou voltando a blogar, quando puder, dá uma olhadinha.

Tchau seu doido.

sexta-feira, junho 01, 2007 1:09:00 PM  
Blogger FOXX disse...

boa viagem, mantler
que vc se encontre,
quando se perder...

sábado, junho 02, 2007 1:38:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Porra! vou morrer de saudades... e olha que eu ainda queria te conhecer um pouco por msn. É isso que dá ser lerdo, sempre chego atrasado. Ah, querido vc ta fazendo sucesso entre as meninas que lêem meu blog, W mesmo virou sua fã, fala de vc pra cima e pra baixo. Bem, o que posso fazer alémde te desejar boa viagem?! Abraços e se cuida. Como cantou Cazuza, "cuidado com os muros e as esquinas sacanas"!

sábado, junho 02, 2007 7:38:00 PM  
Blogger RIC disse...

Enquanto eu escrevo estas palavras, estarás tu a preparar-te para seguir viagem... para aqui!
Há coincidências!...
Desejo-te umas excelentes férias, uma maravilhosa estada em Portugal e uma viagem magnífica por Espanha e Itália!
Tudo de bom!
Abraço! :-)

sábado, junho 02, 2007 10:18:00 PM  
Blogger Il Bastardo disse...

boas férias.

domingo, junho 03, 2007 4:21:00 PM  
Blogger Jôka P. disse...

Boas férias, aproveite bem o querido e vasto mundo !
Acredito que essa viagem será interna, também.
Volte logo, você faz falta, viu !
Vapt-vupt !
:)
Abç!
Jôka P.

terça-feira, junho 05, 2007 5:46:00 PM  
Blogger Monalisa disse...

Vim aqui hoje, estava com saudades. Fiquei na esperança de você ter escrito algo. Espero que enquanto eu escrevo aqui você esteja super feliz.

quinta-feira, junho 07, 2007 10:37:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

encontrei o teu blog ontem e ando lendo fascinado tudo o que voce escreveu... eu ainda nao fiz um blog meu, em breve... eu vivo aqui na Austria e é engracado pensar que voce estará aqui tao próximo, em Roma... kismet_again@hotmail.com
um abraco e muito boas reflexoes e férias! Rick

sexta-feira, junho 15, 2007 12:29:00 PM  
Blogger Cara Imperfeito disse...

Já não tá na hora de vc voltar?

Abraço.

quarta-feira, julho 04, 2007 1:17:00 PM  
Blogger Monalisa disse...

Eu acho que já fez 30 dias não é mesmo?

quarta-feira, julho 04, 2007 10:41:00 PM  
Blogger Dawson disse...

Cadê tu homem de Deus???

quarta-feira, julho 11, 2007 1:34:00 AM  
Blogger | D! disse...

Já é julho...

No Aguardo...

See u

Sunshine

quinta-feira, julho 12, 2007 10:40:00 PM  
Blogger Unknown disse...

Cadê você garoto? Se demorar muito mais nos vamos ligar pra policia..

terça-feira, julho 17, 2007 7:02:00 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Tiro férias do blog também?

quinta-feira, julho 26, 2007 12:35:00 PM  

Postar um comentário

<< Principal