quinta-feira, maio 10

Cinco Elementos

Eu e o Julinho no mais próximo que conseguimos de um banho,
depois de três dias sem saber o que era isso(Bolívia, set/2005).


Eu ia organizar uma lista de TOP 5 mas desisti por algumas razões. Primeiro, porque seria muito difícil ficar tentando lembrar tudo o que de bom eu já vi e vivi. E seria muito difícil o julgamento. Depois porque esse negócio de TOP 5 ou TOP 10 é muito batido e também não interessa a ninguém, a não ser a mim mesmo. Então resolvi fazer diferente. Eu nomeei alguns tópicos e escolhi cinco elementos dentre os que mais me marcaram por alguma razão qualquer. E logo abaixo eu dou uma pequenas explicação do porquê da escolha de cada um dos cinco itens.

Não é, portanto, uma lista dos melhores, mas dos que mais me marcaram em algum momento da vida e seus devidos porquês. Existem livros e discos que eu gosto muito mais, mas não entraram na lista.

Não vou pedir pra que todos façam o mesmo, porque sei que a maioria(como eu) detesta correntes. Mas se quiserem fazer, eu adorarei ler!


Músicas

1 - Ay Amor! (Bola de Nieve)
2 - O Sonho (Madredeus)
3 - La Vie En Rose (Grace Jones)
4 - Qualquer Coisa (Caetano)
5 - Construção (Chico)

Ay Amor! é uma canção tenebrosa pra mim, quase uma marcha fúnebre. É linda, tristíssima e o piano magistralmente tocado pelo Bola de Nieve é inconfundível. É a canção que sempre ouço quando quero cortar os pulsos e foi o tema da minha depressão pós-Bernardo.

O Sonho é cheia de constatações, é lúdica e tem arranjos belíssimos. Triste e belo como um sonho de sábado a tarde.

Nada me faz mas feliz do que a versão de Grace Jones para La Vie En Rose. É só colocar no som pra eu começar a dançar. Desde a década de 80.

Qualquer coisa é qualquer coisa! Encho a boca e canto! Adoro este jogo de palavras.

E Chico, é Chico, forever and ever. Construção é minha canção favorita. E me incomoda saber que nunca conseguirei cantá-la do começo ao fim sem errar ao menos uma vez.

Livros

1 - Livro do Desassossego (Fernando Pessoa)
2 - Os doze trabalhos de Hércules (Monteiro Lobato)
3 - A morte e a morte de Quincas Berro D'água (Jorge Amado)
4 - A Metamorfose (Franz Kafka)
5 - Bola de Gude (Leir Moraes)

O Livro do Desassossego é uma coleção de fragmentos escrito por Bernardo Soares, heterônimo de Pessoa. O livro traz uma coleção de pensamentos e sensações de inquietação e desencanto com o mundo e com a vida. Quem sofre de depressão não deve ler. É meu livro de cabeceira.

Os doze trabalhos de Hércules foi o primeiro livro que ganhei de presente. Eu tinha cinco anos e mal havia aprendido a ler. Eu o li nada menos que 8 vezes, um livro de mais de 500 páginas. Meu pai acabou escondendo o exemplar, achando que eu enlouqueceria. Nada mal pra um garotinho. Foi este livro que me trouxe o prazer pela leitura e não poderia estar de fora.

Com Jorge Amado aprendi o prazer de ser malandro e a rodar pelas madrugadas da Lapa. A beber com quem quer que fosse e rir com as putas. Se alguém me estragou, foi ele. Salve Jorge!

A Metamorfose é a descrição cuspida de tudo o que passei na minha casa, com minha família. Era só substituir Gregório por Ricardo e nada mais.

Bola de Gude é um livro simples, juvenil, de um autor quase desconhecido, mas que me fez chorar por lembrar de uma amizade da infância que se foi sem dizer que ia e sem pretensões de voltar.


Fatos Marcantes

1 - Incêndio do Edifício Andorinhas
2 - Movimento dos Caras-Pintadas(1992)
3 - Meu casamento.
4 - 11 de setembro de 2001, WTC.
5 - Ter feito as pazes com meu pai.

O incêndio do Andorinhas me marcou demais. Estava lá no centro com minha tia Rosane quando o bicho pegou. E minha tia me levou pra ver as pessoas se jogarem em chamas pela janela. Até hoje minha mãe diz que ela não tem nada na cabeça. Nunca esqueci aquelas imagens.

O Fora Collor foi a primeira manifestação de cunho político da qual participei. Não entendia muito bem o que o Collor tinha feito, mas adorava pintar a cara e ir pra Rio Branco beber cerveja e cantar frases de efeito. Saí na capa do JB com o rosto e o corpo pintados para desespero dos meus pais que tentaram até onde puderam negar que era o filho deles em cima de uma banca de jornal com mais 4 malucos com a calça arriada até o joelho.

O atentado ao WTC marcou a todo mundo. Eu havia estado ali mesmo há menos de duas semanas e não podia acreditar que as torres tinham desabado.

O dia em que meu pai reconheceu seus erros, me pediu perdão e que eu voltasse pra casa foi uma das maiore emoções da minha vida, só superada meses depois pelo meu casamento com o Bê.

Pessoas

1 - Miguel
2 - Fernando Pessoa
3 - Meus pais
4 - Meu vô Herculano
5 - Cazuza


Miguel é o verdadeiro homem da minha vida, sem nunca ter me levado à cama. Um amor não reprimido, mas não sexual. Bonito, gostoso, inteligente, amigo para todas as horas e o cara mais feliz que eu conheço. Nunca o vi reclamar de nada.

Fernando Pessoa diz tudo o que penso e tudo que gostaria de dizer. Está sempre se contradizendo, mostrando que um mesmo pensamento pode ter vários ddesmembramentos, muitas vezes antagônicos. Uma alma perturbada, como a minha.

Preciso falar sobre meus pais?

Meu vô Herculano me ensinou a ler, a dirigir e a ser bom. Ele sempre dizia que o que faz um homem ser macho é a sua capacidade de ser sensível e aprazível. Vovô é meu herói.

Cazuza e Lucinha têm uma história de amor muito semelhante à minha com minha mãe. É intensa e cheia de solavancos e teria um desfecho muito semelhante se fosse vivida na mesma época da história deles. Eu tenho muito a ver com o Cazuza. Se um dia eu encontrar a Lucinha, é bem capaz de eu chamá-la de mãe.

Presentes inesquecíveis

1 - Minha primeira bicicleta(Vô João)
2 - O anel do meu dedo indicador direito(Bernardo)
3 - Fada Sininho(Bárbara)
4 - Camiseta Hering(Julinho)
5 - Skate(Mamãe)

Minha bicicleta e meu skate foram os dois presentes de infância que eu mais curti. Não tem explicação.

A Fada Sininho foi uma história engraçada. Eu e a Bárbara passávamos de táxi pela Liberdade e vimos a boneca bater asas voando no teto de uma loja de brinquedos importados. Ela deu um gritou e mandou o táxi parar. Desceu, comprou a boneca e me deu de presente. Está pendurada no meu quarto.

O anel em ouro branco foi presente do Bernardo, no dia do nosso casamento. Nunca vou tirar do dedo.

Quando eu estava sem falar com meus pais, eu ia passar o Natal sozinho quando o Julinho me ligou no meio da tarde. Fui passar com a família dele. E ganhei a camiseta de presente. Ele nem sabe, mas foi uma das coisas mais importantes que já ganhei. É a certeza de que sempre tem alguém lembrando de mim.

Espetáculos

1 - The Girlie Show, Madonna(Maracanã)
2 - Cats(New London Theatre)
3 - Imitação da Vida, Maria Bethânia(Canecão)
4 - Guns N' Roses(Rock In Rio III)
5 - Batuque(Ney Matogrosso)

The Girlie show foi especial pra mim, porque Madonna é Madonna e porque se eu não tivesse ido naquela ocasião, nunca mais eu veria um show dela. Hoje, eu jamais enfrentaria um aglomerado daqueles de pessoas pra ver Madonna de longe.

Cats, por ser um ícone dos musicais, e por ter sido um dos pouco espetáculos que assisti no exterior e por ser no New London Theatre.

Imitação da Vida, por ter sido montado em cima da obra de Pessoa e em especial, o Livro do Desassossego, fez com que eu me tornasse fã da Bethânia e eternamente louco por Bernardo Soares.

Guns N' Roses foi a maior energia que eu já senti na minha vida. Meu adolescente adormecido reviveu intensamente por cerca de duas horas.

Batuque me introduziu na obra de Carmem Miranda, que acabou sendo tema de um dos meus melhores trabalhos. Eu assiti Batuque seis(6) vezes.

Viagens

1 - Nordeste EUA/Canadá(2001)
2 - Leste Europeu e Oriente Médio(2006)
3 - Sertão Brasileiro(2002)
4 - Londres, Paris e Países Baixos(2002)
5 - América do Sul(2005)

New York, Boston, Toronto, Montreal, Chicago, Washington. Mais de um mês viajando, eu e a Bárbara. Com um detalhe: Almoço no "Windows of The World", duas semanas antes do 11 de setembro.

Berlim, Praga, Varsóvia, Istambul, Jerusalem, Cairo. Novamente, eu e a Bárbara na viajem mais interessante das nossas vidas. Muita comida, bebida, e locais inesquecíveis, como as pirâmides, o deserto do Saara, a Santa Sofia e o mundo de faz-de-contas do leste da Europa.

Sertão: A viajem mais triste da minha vida. Extremamente importante principalmente para nós do sul e sudeste que não temos a menor idéia do quão miserável este país pode ser. Quinze dias de estradas, eu, o Miguel e a Tati. Muita beleza, mas muito choro.

Londres, Paris, Bruxelas e Amsterdam. Foi minha lua-de-mel, não tinha como deixar de fora. E porra... é Londres, Paris, Bruxelas e Amsterdam. Preciso dizer mais?

A viagem pela América do Sul ainda vai ganhar um post só dela. Foram quase quatro meses de bicicleta, acompanhado de dois argentinos, um venezuelano e três canadenses, além do Julinho, meu amigo. Grande parte do percurso foi feito de biclicleta, parte de avião, e parte em balsas ou outras embarcações. Perrengue, frio e adrenalina total! Partindo da Terra do Fogo e terminando em Caracas, passando por Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela.

Marcadores: , , , , , , ,

22 COMENTÁRIOS:

Blogger Monalisa disse...

Caramba, você já viveu muito hein! O que eu escrevi no meu blog tem um pouco a ver com isso, mas no final não tem nada a ver, entende? Para explicar: você escolheu coisas diferentes, é isto.
Ler este post me fez olhar seu perfil para saber sua idade...rsss. Eu lembro de ver os Caras-Pintadas pela TV, não sabia bem o que era aquilo, achava legal porque pensava que eles estavam protestando contra algo que os desagradavam (pensei em pintar a cara e protestar contra as proibições dos meus pais) e nunca imaginaria que anos depois ia tomar conhecimento de um participante daquele movimento.
Sobre Cazuza: eu sempre soube quem era e ouvia suas músicas, mas na verdade não sabia da dimensão de sua personalidade. Só tomei conhecimento sobre a vida de Cazuza assistindo o filme, no cinema fiquei emocionada. Não fiquei emocionada com as coisas que aconteciam com ele, mas com a relação bela que ele tinha com a mãe.
Ler este post apenas afirmou a visão que eu já tinha de você, seus textos são transparentes e lendo um deles uma vez eu me lembrei de Cazuza, olha que engraçado!
Beijos...

quinta-feira, maio 10, 2007 1:37:00 PM  
Blogger Râzi disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

quinta-feira, maio 10, 2007 2:24:00 PM  
Blogger Râzi disse...

Ih, caralho...

Eu que não entendi o seu comentário!

Olha, meu comentário era pra ter sido apenas uma brincadeira entre ammigos, se não foi assim que vc entendeu, ele não tem o porquê existir.

Desculpe-me se te ofendi.

quinta-feira, maio 10, 2007 3:43:00 PM  
Blogger Râzi disse...

Olha, eu sou desbocado, não abusa!

:|

quinta-feira, maio 10, 2007 4:05:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Post riquíssimo em detalhes interessantes de sua vida, se dúvida... mas o que ficou martelando em minha mente até o fim foi 'alma perturbada'... que ruim isso, hein? Ou não, como diria meu conterrâneo...

quinta-feira, maio 10, 2007 5:27:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

sim sim
a cidade que nunca dorme é NY
mas quiz fazer uma ilusão com SP.

vc jah viajou bastante hein!
legal... é uma coisa que queria mto fazer tb.

Sobre ter tudo e ainda sentir falta de alguem... eu acredito que todos sintam, por mais que nao acharem isso, ou por mais cliche que isso pareça.
Quero te ver sempre comentando hein
espero que goste do blog
bjs

quinta-feira, maio 10, 2007 5:43:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Cara, gostei muito desse post e digo que realmente é um desafio fazer esses "top tops" de nossas vidas, pois a cada momento um fato marcante pode acontecer! Mas gostei mesmo é ver como você é viajado, não li os outros posts para ser sincero, mas como tu rodou isso tudo? é mochileiro?

quinta-feira, maio 10, 2007 6:41:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Mantler sua bicha!

Te amo sempre!

Curti ser lembrado no teu blog, a barbara quem me deu o link.

quando te vejo de novo amigo, vc sumiu? tem caldinho de piranha em casa neeste fim de semana... ´´oia o frio, tá convidado.

quinta-feira, maio 10, 2007 6:41:00 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa disse...

Fazer essas listas pra mim seria muito difícil. sou muito indeciso. Mas dois filmes que me marcaram foram Taxi Driver e Midnight Cowboy. Música? Azul da Cor do Mar, com o Tim.
Viagem? Lençois e Fernando de Noronha.
Aliás, vou pra Boston em setembro. Se tiver dicas, aceito de bom grado.
E obrigado por ter ido levar bala.
gd ab

quinta-feira, maio 10, 2007 6:52:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Ricardo, será que estou certa oa pensar que a barata que faz parte do template de seu blog tem haver com "Kafta"?É sério mesmo, pois eu havia imaginado isso...
Um abraço e tudo de bom,
janaina.

quinta-feira, maio 10, 2007 10:22:00 PM  
Blogger David disse...

Que vida magnífica! Adoro teu modo de escrever. E já estou baixando a La vie com a Grace! E ouvindo o Bola! Ando numa fase dessas em que meu ex-amor (grrrr) bateu asas e voou, como a sua sininho, levando as minhas ilusões. Eitah, que drama, só falta um bolero e um telefone vermelho pra ser Almodóvar, né? Hauahuahuhaa

quinta-feira, maio 10, 2007 10:51:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

´A Metamorfose`, de Franz Kafka, também é um dos meus livros preferidos. Principalmente pelas várias interpretações que a história permite, né?

sexta-feira, maio 11, 2007 2:46:00 AM  
Blogger Dawson disse...

Que descrição fantástica das tuas vivências e dos teus gostos.

Quisera eu ter a chance de viajar desse tanto... rs

Quem sabe ainda vou. Vontade não me falta, então...

Abração!!!

sexta-feira, maio 11, 2007 9:45:00 AM  
Blogger FOXX disse...

fiquei babando pelas suas viagens
hahauahauhaua
leste europeu
uau!

tb gostei dos livros
vou ler os que ainda naum li
hehehe

sexta-feira, maio 11, 2007 12:45:00 PM  
Blogger Ricardo Mantler disse...

Anônimo,

não sei se tem a ver com "Kafta", mas com "Kafka" tem tudo a ver.

Nada contra iguarias árabes, mas...

sexta-feira, maio 11, 2007 1:38:00 PM  
Blogger Blog Jotha Design disse...

Meu browwww, tu foi corajoso em fazer essa lista hein, pois o que vc deve ter esquecido ae hein, hehehe.

abração

sexta-feira, maio 11, 2007 3:34:00 PM  
Blogger Leandro disse...

Ai, adoro essas coisas de listas "top mais"! Sei que você não quis que fosse uma lista tradicional, e nem estou dizendo que tenha sido!

O problema é que eu fico HORAS (HORAS MESSSSSSSSSMO!!!!) preenchendo! Hahahaahahahaha Um problema isso!!! =D

Ah, vem cá, você tem essa foto da capa do JB?????

Beijão!
=)

sexta-feira, maio 11, 2007 4:32:00 PM  
Blogger Lila Rose disse...

É sempre bom conhecer um pouquinho mais da sua história... e a foto ficou muito show!!!! Beijão Grandão!

sexta-feira, maio 11, 2007 6:36:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Ricardo,
um das coisas que conclui é que quando está com a cabeça quente, jamais ligue o computador, pois só faz ...caca...
Foi mal eu ter trocado a letra, discurpe mesmo , mas a barata de seu template tem haver...
E mais:vim aqui para desejar Parabéns para a sua Mãe, que com certeza é muito especial.
E tem uma frase que diz tudo sobre esse dia:"SÓ AS MÃES SÃO FELIZES".
Um forte abraço e tudo de bom,
Janaina de Almeida, Vila Isabel.
janaina

sexta-feira, maio 11, 2007 8:58:00 PM  
Blogger Unknown disse...

Amei as listas. Bola de Nieve, La vie en rose, Gregorio Sansa.
Esse planeta parece fantástico em algumas ocasiões....

sábado, maio 12, 2007 10:25:00 AM  
Blogger Jôka P. disse...

Rapaz, que listão, hein !

segunda-feira, maio 14, 2007 12:05:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...


Não sou muito fã de correntes mais adoraria ver o que outros amigos tem a dizer. Sobre tudo que vc nos contou o que posso dizer além de: "porra, vc é rodado ehn?!" Claro, isso no melhor dos sentidos. rrsrs...

Pô! vc não comenta no meu blog a um tempão, ehn nego?! E não me respondeu nada sobre criar um template pra mim. Vc não sabe o drama que estou vivendo, acredite se quiser, eu já enjoei do meu novo template. Tô precisando de algo mais vivo, mais rebelde.

Vou te deixar em paz pra pensar nas suas coisas, mas to esperando seu comentário nego.

Beijos!!

PS: Amei a foto dos dois na Bolívia. Que bainho mais totoso!!! rsrs...

segunda-feira, maio 14, 2007 1:02:00 PM  

Postar um comentário

<< Principal