sexta-feira, maio 4

Personagem

Caro leitor, eu sou um personagem. Um personagem de mim mesmo, mas um personagem. Mas quem não é? Quanto de nós é intencionalmente revelado e quanto é ocultado de propósito? Durante estes poucos meses em que mantenho este blog eu sempre apresentei um discurso a favor da cara limpa e da exposição da minha vida particular. Na verdade, como a minha intenção inicial era criar um diário virtual, nada mais natural que eu assim fizesse. Mas será que eu realmente consigo revelar quem sou? E quanto de mim eu tenho escondido para que perdure a imagem de rapaz feliz e bem sucedido?

Ontem à noite eu estava conversando com o Ricardo no MSN e sensações muito estranhas percorreram minha mente pelo resto da madrugada. Devido à curiosidade e insistência do rapaz, acabei revelando uma assunto que havia prometido a mim mesmo não revelar aqui, neste blog. Ao fazer tal revelação, senti que ele ficou um bom tempo sem esboçar nenhuma reação. Normal para quem fica surpreso. Bom, apesar de continuar em segredo, isto chacoalhou minha mente durante algumas horas e minha crise de consciência varou madrugada a dentro.

Já era quase duas horas quando eu tive uma idéia. Lembrando das minhas aulas de teatro, resolvi incorporar um personagem qualquer. Um leitor do meu blog. Então escolhi aleatoriamente dentre os meus amigos virtuais alguém que eu pudesse encarnar por alguns minutos. Feito isto, comecei a ler o meu próprio blog como se eu não conhecesse a pessoa que escreveu tudo aquilo, ou seja, eu mesmo. Parece loucura. E talvez seja mesmo.

Tive várias sensações e a imagem que tive de mim mesmo mudou várias vezes. Em alguns momentos pensei tratar-se de um boa vida. Depois um cara amargurado por um amor mal resolvido e que se pensa o único que sofre neste mundo. Em outros momentos, um ex bicho-grilo arrependido do seu passado na Lapa e adjacências. E no fundo, apenas um garoto de classe média mimado e com vontade de aparecer.

Quando terminei de ler tudo e pensar muito sobre a imagem que crio em cima de mim, eu me assustei. Que loucura isso. O que as pessoas podem pensar sobre mim? Eu sou um pontinho circulando numa cidade com milhões de outros pontinhos, num planeta com bilhões de outros iguais, num universo com inúmeros outros planetas. Sou só alguém na multidão. Que tenho eu de interessante para que alguém acompanhe a minha vida pelo que eu escrevo? Porque eu escrevo somente a parte que me interessa? Onde estão as sacanagens que eu já aprontei com os outros? Cadê meus momentos maus? Será que me faço de vítima em alguns momentos?

Eu sou brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, assalariado, trabalho quase todos os dias, tenho os mesmos problemas que a maioria, reclamo de falta de grana, da violência, do meu dia-a-dia medíocre e do meu coração de pedra. Às vezes quero chorar, outras vezes quero rir da vida. Eu sei que ela é uma grande bobagem. Aprendi isto quando desencadeou-se o processo que culminou na minha separação com o Bernardo. Talvez por isto eu tenha pouco receio de mostrar o rosto e dizer o que penso. Mas, gostaria de poder dizer muito mais e me mostrar muito mais.

Mostrar por exemplo que, dentro em mim, moram tristezas profundas. Algumas adormecidas. Outras ignoradas. Mas algumas, indisfaçáveis.

A vida pode ser mesmo uma bobagem. Mas é uma bobagem muito triste.

Marcadores: , ,

22 COMENTÁRIOS:

Blogger Cara Imperfeito disse...

Olá Sr. Mantler,
Td certo?
Seu blog ´causa´ no meu PC, qdo abro aqui, tudo trava!
Sobre seu post, acredito que seja uma tendência natural de todos nós mostrarmos o nosso "melhor" lado às pessoas que ainda não nos conhecem. Não vejo nada demais!
Espero reencontrá-lo em breve para combinarmos o pedágio, ok?
Abraço.

PS - Que foto é essa jogando vôlei, hein?! =)

sexta-feira, maio 04, 2007 10:57:00 AM  
Blogger Dawson disse...

Oi Ricardo,

Concordo contigo nessa questão do personagem que criamos e da imagem que queremos passar.

Admiro muito tua clareza de pensamento e teu espírito inquieto.

Adoro acompanhar tua estórias cara.

Um abraço,

sexta-feira, maio 04, 2007 11:23:00 AM  
Blogger Ricardo Mantler disse...

Sei lá,

é um gostoso qualquer.

não estou a fim de mostrar meu rosto, por enquanto.

sexta-feira, maio 04, 2007 11:25:00 AM  
Blogger Râzi disse...

Oi, Rico, meu querido ordinário!

Ah, menino... vc também ficou sem dormir? Hahauahauhau! Ai, vc conseguiu um feito admirável, me causou insônia, seu puto escroto!!!

Mas tudo bem!

Vamos lá! Eu achei interesante isso que vc vez! Vou esperimentar... mas antes vou fechar as janelas pra não me jogar no final da leitura! Acho que eu devo assustar!

E eu nunca vi somente seus lados bons! Bem, naquela foto aparecem dois lados muito bons, não não estou falando disso! Hauahuahauha1
Sabe, pode parecer engraçado, mas sempre achei que a sua intenção sempre foi mostrar seus defeitos, tipo, mostrar o pior de vc! Não é à toa que eu já falei mais de uma vez que vc é um puta casca grossa!!
Hauauhuahuhauahauhauahuahauahua!

Mas no final, conhecer os defeitos e as escrotices de uma pessoa ( não se engane, vc é escroto pra caralho!!!) é o caminho mais curto pra simplesmente se apaixonar por essa pessoa! E caralho, estou apaixonado por vc! Mesmo vc sendo um viado safado que não me leva pra almoçar!!! E ainda arruma uma transferência pra ficar mais longe de mim! Mas quaquer dia desse eu pego um bote e atravesso a poça! Aí quero ver se livrar de mim!!!

Ahauauhauahauhauahauhauhauhuha!


E pode ficar tranquilo! Não vou contar pra ninguém que vc é uma passiva compulsiva e nem vou falar da sua coleção de pintos de vinil, e todos os tamanhos! Segredo nosso!
;D

E eu tenho que fazer mais uma pergunta!!
Sim, perguntas, perguntas! Em outra vida eu devo ter sido a Esfinge!!!

Vc já assistiu o DVD de Terça Insana???? Se não, corra no You Tube e procure Madame Sheila! Se não der, me avisa que eu faço uma cópia pra vc!
Hauahuahauhauahuhauhauahauhauah!

Caralho, meu lindo, me desculpe, mas o Bê deve ser sobrinho de Madame Sheila!

É uma loucura! O quê? Não ser romântico em Toulouse, às margens do Rio Garonne! E tomando uma garrafa de vinho de uvas geneticamente modificas!

HAuahauhauahuahuahauhauhauhauah!

Meu lindo, te amo, tá? ;D

Beijão!

sexta-feira, maio 04, 2007 12:02:00 PM  
Blogger Râzi disse...

Ah, só esqueci de falar uma coisa, se isso é possível!

Eu sou um pontonho maior que vc!

Mas mesmo assim, vc é um pontinho ordinário, escroto e encantador!!

Beijão!

E tenho que comentar uma coisa sobre uma foto! Depois me lembra!
(Ai, eu e meus comentários!)

sexta-feira, maio 04, 2007 12:06:00 PM  
Blogger Râzi disse...

Ah, só esqueci de falar uma coisa, se isso é possível!

Eu sou um pontonho maior que vc!

Mas mesmo assim, vc é um pontinho ordinário, escroto e encantador!!

Beijão!

E tenho que comentar uma coisa sobre uma foto! Depois me lembra!
(Ai, eu e meus comentários!)

sexta-feira, maio 04, 2007 12:06:00 PM  
Blogger hotspot_fortaleza disse...

todos nós somos personagens da vida real ...

adorei o blog

Bjos

HOTSPOT_FORTALEZA
http://hotspotfortaleza.blogspot.com/

sexta-feira, maio 04, 2007 12:41:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

A gente tem que saber que quando se expõe paga um preço, e é um preço caro.
Na internet rola muita gente que dá um dedo pra conhecer a gente pessoalmente. Tenha medo,tenha muito medo.
Não ceda nunca, é gente invejosa, um vudú, acredite.
Vai por mim.
abç!

sexta-feira, maio 04, 2007 1:17:00 PM  
Blogger Râzi disse...

HAuahuaauhauahuahuahauhauhauhauahuahuahauhaahuahauhauhauahauhauahuah!!!

Ai! Ai!!!!!! AAAAAIIIIIII!!!!

Esse "Na internet rola muita gente que dá um dedo pra conhecer a gente pessoalmente. Tenha medo,tenha muito medo.
Não ceda nunca, é gente invejosa, um vudú, acredite." Será que foi pra mim?????????

Hahuahauhauahuahauhauha!

Ai, meu Deus, é cada uma que são quase duas!!!

Beijão, Rico!

sexta-feira, maio 04, 2007 5:32:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Não estou me referindo a ninguém especificamente que freqüente seu blog.
As pessoas adoram vestir carapuças, mas não é o caso.
abç!

sexta-feira, maio 04, 2007 6:01:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Ricardo,
eu vou escrever o que certa vez um professor de Biologia falou a um colega meu sobre o que fazer na prova:
"olha:a prova é sua, você faz o que quiser, só que a correção é minha, entendeu?"
Trocando me miúdos:um blog é seu, particular mas ao mesmo tempo tem um espaço para comentários, mas é um risco que nós corremos, mas faça o que você acha melhor para o seu blog, quem te conhece tem que te aceitar.
escrevo isso ricardo, porque já reparei que há alguns blogs que fazem posts e até o seu blog inteiro para agradar, pode reparar, só não mencionarei nomes para não dar problemas, mas continue assim.
Um forte abraço e tudo de bom,
Janaina de Almeida, Vila Isabel.

sexta-feira, maio 04, 2007 8:33:00 PM  
Blogger Râzi disse...

E tem gente que tem meio minuto de sucesso e já acha que tem serial killers atrás deles... muito voooodoooooo!!!

Hauahuahauhauahuauah!

Ai, ai

Beijão!

Desculpe, não resisti!

sexta-feira, maio 04, 2007 9:27:00 PM  
Blogger David disse...

Li essa, li outros e outros. Madredeus, bola de nieve e Almodóvar no mesmo blog é demais para mim! Parabéns pelo bom gosto! Passa no meu qualquer dia desses!

sábado, maio 05, 2007 1:58:00 AM  
Blogger David disse...

Respeito muito a pimentinha, mas fico com a nariguda! Mas aproveito pra colocar Elis na lista das divas bagaças. Conhece o episódio do primeiro casamento, quando pisaram na cauda do vestido e ela mandou aos berros no meio da cerimônia: "Larga meu rabo, porra!"? Divaaaa!! Hauhauahuha.
Tomei a liberdade e te adicionar no msn, viu? E passa sempre lá em casa, adorei a visita!

sábado, maio 05, 2007 12:24:00 PM  
Blogger Unknown disse...

Amigooooooooooo! Blz? Cara, eu tb já me fiz estas perguntas, tentei entender tb tudo isto, e não cheguei a conclusão alguma.... Só sei que me divirto com meu blog, e vejo nele até um que de terapia... ou tratamento de choque! Rssss... Bom, brincadeiras a parte, acho qeu nós nunca nos revelamos por completo.... e não só em blogs, mas na vida real, para os amigos, familia, esposo ou esposa.... A getne tem medo do mosntro que mora dentro da gente assustar demais!
Beijos!

domingo, maio 06, 2007 12:57:00 AM  
Blogger Luiz Pep disse...

Oi meu querido, a vida é assim mesmo, este local é seu, nele vc escreve o que quer, no meu blog não mostro quem eu sou, deste modo quando eu fizer algo muito "escroto" vou escrever sem pensar, no seu caso, vc nos deu um pouco mais de vc, local onde mora, lembro de ter visto fotos suas, deste modo talvez fique um pouco mais complicado falar em deterninados assuntos. Gostaria de dizer, mais uma vez, que acho o seu blog muito legal, por este motivo está na lista de links do meu blog, continue assim, sempre tentando fazer cada dia algo+ em sua vida, isso que vc me transmite!
Um bj :)

domingo, maio 06, 2007 3:36:00 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Achei interessante o seu post. Também penso nessas coisas, e ler o seu post me deu uma sensação estranha, pois senti uma ressonância. Eu bem que poderia ter escrito esse post, talvez não pelas mesmas razões, pois na certa as coisas que se passavam pela sua cabeça enquanto você não conseguia dormir são bem diferentes das coisas que me passam pela cabeça. Cada um com seus problemas e seus segredos.

Uma coincidência aqui é que umas 2 semanas atrás eu tbém tive uma conversa no msn com um amigo blogueiro, e ele com a insistência e curiosidade dele conseguiu me fazer falar mais do que eu queria. Acabei falando coisas que não gostaria de ter falado, e uma coisa que prefiro manter em segredo (um problema pessoal que me perturba) e depois de ter falado, eu passei uma noite em claro, não consegui dormir, passei a noite toda agitado, nervoso e ansioso. Tenho medo disso, de ter momentos vulneráveis nos quais acabo baixando a guarda e me abrindo demais.

Outra coisa que pensei em dizer é que concordo contigo: as pessoas ao ler um blog criam uma imagem do dono do blog, e essa imagem pode ou não corresponder à realidade. Eu não acho que eu seja tão doce e meigo quanto as pessoas me julgam ser. Não mereço e não entendo a admiração que alguns tem por mim. Não tento criar uma imagem boa de mim, e não escondo a ruim, mas de alguma forma acho que pareço ser algum santo.

Senti pelo tom do seu post que vc tem alguma tristeza profunda (talvez ainda mais profunda do que as despertadas pelo seu passado - o que você contou no sue blog). Te desejo boa sorte, que consiga superar os seus problemas. Não te conheço, mas você parece ser um cara legal.
Bom, é isso.
Um abraço.

domingo, maio 06, 2007 3:01:00 PM  
Blogger Monalisa disse...

Nossa Ricardo! Parece que este post deu mais audiência do que o da nudez...
Este assunto que você abordou hoje é polêmico para mim, eu já senti várias vezes vontade de colocar uma foto minha no meu blog, tem dias que chego a colocar e tirar logo em seguida. O Jôka falou uma coisa que passa pela minha cabeça, não é a parte da inveja e tal, mas o fato do medo... Eu tenho medo sabe! Qualquer amigo meu que ler meu blog vai saber que sou eu quem escreve, pela sequencia dos fatos, pelo jeito de escrever, pelas críticas... eu não consigo ser outra pessoa, eu sou eu! Porém, tenho medo não é dos meus amigos, é das pessoas que não conheço, o mundo se tornou ordinário demais, as pessoas se tornaram mais ainda. Infelizmente! Este assunto me inspirou, talvez eu faça um post sobre isto. Beijooooo!

domingo, maio 06, 2007 9:53:00 PM  
Blogger BlueBob disse...

Olá amigo Mantler!

Pelo que li aí pra cima, não é só opinião minha e sua que escondemos algumas coisas sobre nós, enquanto revelamos o que achamos ser o melhor. Escondemos nosso monstro interior e posamos de médico bonzinho. Uns mais outros menos. Mas todos agimos assim. É da natureza humana isso. No meu blog, escrevi várias coisas que me arrependo de ter escrito, mas não apaguei. Deixo lá como um registro da minha história, para que seja interpretado da maneira que cada um achar conveniente. Mas é a pequena história de minha nova vida.

Boa semana!!!

Bjs

domingo, maio 06, 2007 11:47:00 PM  
Blogger Latinha disse...

Oopa!

Sabe que teu post me deixou "bolado", passei o dia pensando sobre esse lance de personagens, na verdade eu já estava com isso na minha mente e de repente ao ler teu post acabou reforçando algumas das coisas que eu vinha pensando.

Com relação ao post, acho que o exercício que você fez é válido, entretanto, injusto principalmente como você. Por mais que voce seja bom, o lance da impessoalidade fica comprometido e sua análise sempre será "contaminada" positiva ou negativamente. O idéia seria alguém independente... de qualquer forma, o mais importante é que todos nós temos nossos esqueletos nos armários da vida. Por mais que sejamos honestos e sinceros, temos que aceitar que com algumas coisas podemos lidar, e que outras simplesmente precisam ficar adormecidas. Assim, eu prefiro acreditar que cada um de nós, procura mostrar o que tem de melhor. Nos momentos em que você sentir necessidade, ou quando se sentir pronto, naturalmente as coisas irão surgir, se for o caso.

Além disso, "seus" momentos, são seus, como você bem disse. E cabe a você decidir se eles devem ou não ser revelados.

Essa semana eu estava pensando que eu acho que já fui tantos "Leonardo", que hoje tenho uma crise de identidade. To quase naquela "para o mundo que eu quero descer!!!" Mas isso qualquer dia eu falo lá pelo Blog do Latinha.

Cara, adorei teu post... é justamente por ter essa capacidade de observação e clareza de raciocício que você não é apenas mais um pontinho no meio da multidão, com certeza seu pontinho brilha bem mais do que a maioria.

Grande abraço e ótimo final de semana para ti. ;-)

segunda-feira, maio 07, 2007 9:24:00 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Engraçado mesmo isso de vc achar que só mostrou coisas boas a seu respeito... Não é a imagem que eu tinha, sabe?
Minha impressão: um cara muito inteligente e de personalidade forte, um tanto esquivo, do tipo que tem um intelecto enorme e um mundo emocional conturbado...

segunda-feira, maio 07, 2007 7:49:00 PM  
Blogger Kristal disse...

Nos blogs somos todos personagens.
Só que uns tem glamour e convencem mais que os outros.
Você é fofo.

segunda-feira, maio 07, 2007 11:40:00 PM  

Postar um comentário

<< Principal