segunda-feira, abril 9

Vitória

Morei durante muitos anos no mesmo Edifício na Rua Prudente de Morais, aonde estou de volta até que termine a reforma do meu apê. E durante muitos anos a síndica do prédio, Dona Vitória, exerceu o seu reinado. Era do tipo quatrocentona e avessa a mudanças. Além de ser extremamente pão-dura. Era quase uma instituição do condomínio. Não fazia nada além do essencial. O prédio parecia até uma repartição pública. Engessado, lento e burocrático. Mas ano após ano, Dona Vitória mantinha-se no cargo.

Até que após se aposentar, há cerca de 10 anos, minha mãe resolveu candidatar-se. Com propostas de reformas nas áreas comuns e na fachada do Edifício e com intensa propaganda individual, mamãe acabou sendo eleita. Desde então, elas que já eram adversárias desde sempre nunca mais se olharam. A velha vivia reclamando das taxas extras, mas é fato que as mudanças propostas pela mamãe mudaram a cara do Edifício que foi totalmente repaginado com ajuda "free" do arquiteto que vos fala. Todos saíram ganhando. Ainda hoje acho que Dona Vitória sentiu mesmo foi ter que pagar condomínio depois de mais de 10 anos sem saber o que era isto.

Dona Vitória era proprietária de um cachorro infeliz. Um poodle fedorento qu nunca saía para passear e volta e meia emitia um uivo de lamento de arrasar corações. Coitado! Ela teve três filhos: Um era doente mental e morreu antes de completar 20 anos. Outro tornou-se padre e vive em Rio Branco(AC). O terceiro já completou 34 anos e é meu xará. Faz a mesma faculdade de história há 12 anos e quando não está em lugares super legais como Sana(RJ) e Lumiar(RJ), está em casa fumando um. Um rapaz de futuro promissor que não tem dinheiro nem pro ônibus!

Dona Vitória usava um daqueles perfumes fortes que velhinhas adoram usar. Todos sabiam quando elea usava o elevador. Uma coisa insuportável. Vai ver por isto o marido dela não suportou e trocou-a por uma mulher com características mais normais há mais de 20 anos. Não há registros de que saiba o que é um homem desde então. E talvez por isto tenha tanta inveja de mim. Certa vez durante uma reunião de mulheres na casa de uma vizinha ela insinuou que minha mãe deveria sentir muito o fato de ter um filho gay. Mamãe não hesitou em mostrar a ela as maravilhas que a coitada havia colocado no mundo. Ah, e nem preciso dizer que o filho padreco é muito meigo.

Ontem quando cheguei de São Paulo com o Felippe eu vi o corpo da Dona Vitória sendo retirado pela portaria. Claro que tenho respeito pelos mortos. Claro que nunca me esquecerei dela. Mas tenho plena certeza de que ela não deixa muitas saudades.

À noite, enquanto eu e meus pais bebíamos olhando a chuva pela janela e lembrávamos das artimanhas da velha vizinha, resolvi escrever sobre ela. Vitória ganhou um post. Um capítulo no livro da minha vida. Ela merece este.

Mas sinceramente, já foi tarde.

8 COMENTÁRIOS:

Blogger Râzi disse...

Bem... que Deus a tenha em bom lugar...

E realmente, vc foi mal comigo... e sim, eu terminei com pressa... ficou tão evidente assim???

Digno do Mix Brasil.. VSF...

Acho que vou parar de escrever...

Tchau!

segunda-feira, abril 09, 2007 2:32:00 PM  
Blogger Râzi disse...

Sim, VSF, que hoje eu não tô boa...

Humpf!

segunda-feira, abril 09, 2007 2:55:00 PM  
Blogger Oz disse...

Ricardo, obrigado pela visita, que fez com que acabasse por ter curiosidade em vir aqui. Gostei do teu blogue e da forma como escreves.
Há pessoas que não deixam saudade, é um facto.
Tb li o post sobre a reacção da tua cunhada. Achei bastante frontal da tua parte teres enfretado a questão em vez de, pura e simplemente (como tanta gente faz), fazeres de conta que não tinhas ouvido o comentário.
Abraço

segunda-feira, abril 09, 2007 2:59:00 PM  
Blogger BlueBob disse...

Olá Ricardo.
Cheguei ao teu blog pelo blog do Oz e cara, gostei! Vou ler todos teus posts assim que der e vou voltar sempre. Gostei da tua sinceridade. Na medida certa, nem exagerada que magoa, nem pífia que nao diz nada.

Abraço

segunda-feira, abril 09, 2007 4:03:00 PM  
Blogger Cara Imperfeito disse...

Fala Ricardo,
Blz?
Dei uma olhada no blog e gostei bastante, de tudo.
Penso voltar mais vezes, quero ver onde vai dar essas histórias. =)
Abraço.

segunda-feira, abril 09, 2007 5:37:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Cara, vc é uma figuraça!!!! Que post mais fabuloso!!! No final, D. Vitória ficou famosa às custas de seu (seu mesmo, não dela!) bom humor e estilo!!!
PS: aquele elogio no blog me deixou sem graça... vindo de vc, fiquei lisonjeado!!!

segunda-feira, abril 09, 2007 11:58:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Pera aê!!! O filho padreco é assim chegado?! Ihhhhhh, padre viado é perigosa!!!!!!!! Já vi umas meninas de batina dando cada pit!!!
Adorei seu blog cara.
Abraços.

terça-feira, abril 10, 2007 11:53:00 AM  
Blogger Dawson disse...

Li teu post e lembrei de um cara que mora na minha rua e que tem um bar. É um ser asqueroso. Já soltou comentários preconceituosos quando passei em frente ao buteco dele. É uma dessas criaturas que acho que quando morrer, alguns (muitos talvez) pensarão tb: "Já foi tarde".

terça-feira, abril 10, 2007 1:22:00 PM  

Postar um comentário

<< Principal